sábado, 6 de setembro de 2014

Consequências das Chuvas ácidas

Introdução

As chuvas ácidas são um fenómeno atmosférico que teve origem na acção humana. É frequente que aconteçam fenómenos de precipitação na atmosfera, principalmente sob a forma de chuva, neve ou granizo. Os fenómenos de precipitação têm geralmente um pH de acidez leve, O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As chuvas ácidas caracterizam-se por uma acidez acima da média, uma acidez muito significativa e com valores superiores aos normais. Este fenómeno tem vindo a ser cada vez mais significativo, e é um problema que gera enormes discussões e acções de sensibilização no sentido de levar a população a contribuir para um planeta melhor e para permitir um desenvolvimento sustentavel.

Formação das chuvas ácidas

As chuvas ácidas formam-se por reacções químicas que que ocorrem na atmosfera. A água, como elemento natural, possui já alguma acidez caracteristica. Essa acidez resulta de reacções entre o dióxido de carbono e a água.
Por outro lado, reacções em que compostos de enxofre e azoto reactivo são agentes activos, irão provocar um aumento de acidez da água, para valores muito superiores aos valores considerados normais.
Isto acontece porque o resultado dessas reacções são ácidos como o ácido sulfúrico e nítrico, que são ácidos com efeitos bastante negativos e devastadores.
Deste modo, as causas que levam a formação de chuvas ácidas são tudo aquilo que esteja directa ou indirectamente relacionado com a emissão destes elementos. A incidência deste fenómeno acentuou-se na época da Revolução Industrial, com o crescimento da indústria e de fábricas.
Como é do conhecimento geral, muitas das indústrias utilizam combustiveis que após gerarem energia são libertos para a atmosfera sob a forma de gases, como é o caso do carvão, centrais termoeléctricas e o tráfego automóvel excesso.

Zonas Mais Afectadas Pelo Fenómeno

As chuvas ácidas fazem-se sentir um pouco em todos os lugares do planeta. No entanto, há zonas com maior incidência da ocorrência deste fenómeno. Essas zonas são as seguintes: Europa, Estados Unidos da América, Canadá e China.

Como podemos observar, este fenómeno está directamente relacionado com a poluição e industrialização, pois ocorre com maior frequência nas zonas mais evoluidas do planeta em termos industriais.

Consequências para a saúde humana

As chuvas ácidas são um fenómeno com consequências negativas e graves. Essas consequências afectam a saúde humana, agricultura (culturas e solos), aguas e edificios.
Estudos provaram que as chuvas ácidas têm implicações directas e indirectas na saúde da população humana. Este fenómeno pode provocar problemas de pele, aumentar a taxa de mortalidade e aumentar o risco de morte por doenças cancerígenas.
Isto acontece directamente devido às partículas resultantes dos ácidos que se encontram no ar e indirectamente devido ao consumo de água possivelmente provenientes de chuvas ácidas.

Consequências para a agricultura

Devido aos ácidos provenientes das chuvas ácidas muitas árvores e plantações podem ver as suas estruturas corrompidas, o que fará com que a planta afectada transporte nutrientes de forma deficiente ou chegue mesmo a perder determinados nutrientes essenciais para a sua vida.
 Quanto aos solos, estes ficarão com uma acidez acima do normal, o que poderá levar a morte de determinadas bactérias e microrganismos fundamentais para o aparecimento e desenvolvimento de espécies de plantas.

Consequências para as águas

A água que se encontra nos rios, lagos e no mar é proveniente da chuva. Se a chuva é ácida, a acidez das águas terrestres irá tambem aumentar. Isto poderá levar á morte de alguns peixes e provocar problemas na saúde humana, que é consumidora da água como sendo um recurso essencial. Assim, as chuvas ácidas contribuem para a diminuiçao da biodiversidade e qualidade da água de consumo.

Consequências para os edificios
Materiais de construção como o calcário são facilmente corroídos por ácidos como o ácido sulfúrico. A queda excessiva deste ácido fará com que o calcário se dissolva e poderá a longo prazo levar ao calapso de infra-estruturas e locais de passagem de peões, como é o caso dos passeios públicos, que são na sua maioria concebidos usando calcário.

Conclusão

Em suma para reduzir o problema das chuvas ácidas é necessario o esforço de toda a populaçao a uma escala planetária. Genericamente, é necessário reduzir tudo aquilo que provoque a emissão de poluentes para a atmosfera. Algumas medidas a tomar poderão ser a diminuição da emissão de gases pela indústria, a utilização de materias economicos e amigos do ambiente, uso de transportes públicos em vez de veiculo individual, usar fontes de energia menos poluentes e investir em energias renováveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário