terça-feira, 2 de setembro de 2014

Gravidez Precoce

Introdução

Todo ser humano tem uma idade adequada para dar inicio à reprodução 
quando uma mulher engravida antes que seu corpo esteja preparado 
dá-se o nome de gravidez precoce, nesses casos geralmente a mulher não está preparada tanto fisicamente quanto psicologicamente ou é aquela gravidez que é cedo demais na vida da menina quando ela não está formada (psicologica ou fisicamente) e engravida, a gravidez é precoce, neste caso ela trará mais "prejuízos" do que "melhoras" na vida da menina sendo assim tem causas e consequências.

As principais causas da gravidez precoce

Medo de perder o namorado
Muitas garotas, ainda inseguras, aceitam abrir mão da camisinha por medo de perder o namorado. O papel dos pais é fortalecer a autoestima delas para que consigam dizer não e orientar os meninos a nem pensar em sexo sem proteção. Evitar uma gravidez não é responsabilidade só da menina é do menino também!
Imaturidade
Adolescentes acreditam que coisas ruins, como tirar zero se não estudar ou engravidar se transar sem camisinha, só acontecem com os outros. Recordar de que todo ato tem consequência.
Bebedeiras
Depois de beber demais ou usar drogas proibidas, as chances de ir pra cama com alguém e não pensar em proteção são maiores. Diga que agir com lucidez é a melhor forma de se proteger de perigos.
Uso errado da pílula do dia seguinte
Para que os pais não descubram a cartela de anticoncepcional na bolsa ou para fugir desse compromisso diário, as meninas substituem a pílula tradicional pela do dia seguinte toda vez que transam sem camisinha. Um perigo! A estratégia é arriscada porque pode provocar problemas de saúde. E a eficácia desse método diminui com seu uso constante. Alerte sua filha.

Consequências de uma gravidez precoce


 As principais consequências de uma gravidez precoce refletem-se no campo psicossocial, pois os adolescentes não estão preparados para assumir as responsabilidades da paternidade; 
- A adolescente tem problemas emocionais devido à mudança rápida no seu corpo; 
- A decepção dos pais ao receberem a notícia causa graves distúrbios emocionais nas adolescentes; 
- Risco de saúde da mãe e do feto, pois, como na maioria dos casos a adolescente tenta esconder a gestação, o atendimento pré-natal é inadequado ou inexistente; 
- Os preconceitos contra a adolescente gestante, que quebrou uma regra social tendo relações sexuais antes do casamento, é muito grande, vinda principalmente de pessoas mais velhas; 
- A mudança de rotina de vida; 
- O abandono escolar; 
- A dificuldade em arranjar um emprego; 
- A impossibilidade de realizar alguns sonhos que caracterizam os jovens; 
- O abandono pelo pai da criança; 
- A opressão e discriminação social; 
- A dependência financeira dos pais durante um maior período de tempo." 

"A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família." 

Conclusão 

Não é fácil deixar preconceitos de lado, mas, se você vê sexo como algo sujo ou inadequado para adolescentes, reveja seus conceitos. Estar aberta ao diálogo (sobre sexo ou qualquer outro tema) e responder às curiosidades sem violência ou crítica faz com que crianças e adolescentes se sintam seguros para compartilhar dúvidas. Os meninos têm a mesma parcela de responsabilidade e não nascem sabendo tudo sobre sexo, como muitos pensam.

Sem comentários:

Enviar um comentário