segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Importância das Plantas e do Oxigénio


As plantas crescem em quase todas as partes do mundo. Sem elas não haveria vida na Terra, pois fornecem alimento e matérias-primas e produzem oxigênio.
Os cientistas calculam que existam mais de 350 mil espécies de plantas. As menores, as diatomáceas, só podem ser vistas ao microscópio. As maiores que se conhecem são as gigantescas sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos. Algumas medem mais de 80 m de altura e têm quase 10 m de diâmetro.


 

 

As plantas

 

As plantas são indispensáveis na nossa vida e na terra, isto porque elas libertam oxigénio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Saiba que toda a vida na terra não existiria se não existissem plantas no planeta, a Terra seria, um planeta sem vida.

Existem grandes variedades de plantas, de vários tamanhos e de feitios diferentes, há também plantas rasteiras como musgo, arbustos, árvores tanto de tamanho médio, como grandes. Algumas têm flor, como a roseira, a amendoeira, e outras não como o musgo e os fetos.

As árvores por outro lado possuem várias raízes, que partem do tronco principal da árvore, estas raízes servem como uma forma de absorção e reserva de alimentos. Para as plantas mais pequenas as raízes, podemos encontrar este sistema de reserva de alimentos no nabo e na cenoura.

A raiz é a parte mais importante de qualquer planta, pois é a partir desta que se dá a recolha e absorção da água e minerais e é nesta que se dá a acumulação das reservas de alimentos, já no caule das plantas, existem vários tipos como: o caule oco que é o do trigo e milho, o do caule maciço é o do agrião e o da macieira, e também o caule aquário que é o da macieira, e o subterrâneo que é o da batateira.

Do caule saem os ramos, as folhas, as flores e os frutos que é a parte aérea da planta, ele também transporta água e sais minerais da raiz até as folhas, e também por todas as outras partes da planta. As plantas persistentes, por outro lado, nunca perdem totalmente as suas folhagens.

A folhagem mais persistente é a do castanheiro, figueira, carvalho, videira, pinheiro, oliveira e a do limoeiro. A folha também fabrica os alimentos da planta, e realiza a respiração e a transpiração da planta. Esta também serve como uma fonte de reserva de alimento e de proteção.


Importância

 

As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares. De uma forma direta ou indireta fornecem o alimento aos animais (incluindo o Homem).

Além de constituírem uma fonte de alimento para os seres vivos, as plantas são uma fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. O algodoeiro e o linho são exemplos de plantas essenciais para a indústria têxtil.

A madeira das árvores é utilizada em múltiplas aplicações: construção de casas, barcos, mobiliário e muitos outros utensílios domésticos. A cortiça, extraída do sobreiro, é utilizada não só no fabrico de rolhas mas também de embalagens e na construção civil.
Há uma infinidade de outras importantes utilizações das plantas pelo Homem que poderiam ser referidas. Uma das mais importantes está relacionada com a indústria farmacêutica, uma vez que muitas espécies têm importantes propriedades medicinais.

Como vimos em cima as plantas fornecem ao homem alimentos, vestuário e abrigo – suas necessidades mais importantes. Muitos remédios são extraídos delas. Mas nem todas são úteis ao homem. Algumas espécies crescem nos campos e nos jardins como ervas daninhas que sufocam as plantas úteis.




      
Alimento. O homem come plantas ou seus frutos, como é o caso das maçãs, ervilhas ou batatas. Mas, mesmo quando prefere carnes ou leite, depende das plantas, pois elas, por sua vez, fazem parte da dieta dos animais – boi, vaca, aves e outros – que são abatidos para consumo humano.

Matérias-Primas. As plantas fornecem ao homem muitas matérias-primas importantes. As árvores dão madeira para a construção de casas, móveis e outros artigos. As aparas de madeira servem para fazer papel e produtos derivados. Entre outros produtos extraídos das árvores estão a cortiça, a borracha natural e a terebintina. Em muitos lugares do mundo as pessoas queimam madeira para aquecer suas casas e cozinhar seus alimentos.

As Plantas e o Ciclo da Natureza. Todos os seres vivos estão ligados pelo ciclo da natureza. Esse processo natural fornece o oxigênio para que os seres vivos respirem e o alimento e o calor para mantê-los aquecidos. O Sol fornece a energia que alimenta esse ciclo.

As plantas utilizam a luz solar para fabricar seu próprio alimento e liberam oxigênio durante esse processo. O homem e os animais comem as plantas e respiram o oxigênio. Por sua vez, o homem e os animais expelem gás carbônico. As plantas combinam o gás carbônico com a energia solar para produzir mais alimentos. Depois que as plantas e os animais morrem, entram em processo de decomposição que devolve os minerais ao solo, onde as plantas podem reutilizá-los.

Existem varios tipos de plantas e cada espécie de planta difere entre si de uma ou mais maneiras. Os cientistas classificam em grupos as plantas com características semelhantes. O estudo das plantas é chamado botânica e os cientistas que estudam as plantas são os botânicos.

ONDE VIVEM AS PLANTAS

As plantas podem viver sob condições muito diversas. Liquens e musgos têm sido encontrados em áreas antárticas onde a temperatura raramente se eleva acima de 0°C. Um tipo de alga vive em fontes de água quente com temperaturas de 85°C.

O clima, luz, temperatura e precipitação (chuva, neve derretida e outros tipos de umidade), o solo, as outras plantas e os animais que vivem na mesma área formam comunidades naturais ou biomas.

COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM

As plantas geram novas plantas pela reprodução sexuada ou assexuada. Na reprodução sexuada, uma nova planta se forma pela união de duas células – a masculina e a feminina. As plantas simples reproduzem-se assexuadamente.

Reprodução Sexuada. Envolve a união das células femininas e masculinas. Essas células sexuais podem ser produzidas em diferentes partes da planta ou mesmo em diferentes plantas. Assim, para que a reprodução sexuada tenha lugar, a célula sexual masculina precisa ser transportada para a célula sexual feminina.

Polinização é o processo pelo qual as células masculinas sob a forma de grãos de pólen são transportadas para o ovário para serem fertilizadas. Depois que o óvulo é fertilizado, transforma-se em uma semente. A semente cai então no chão e pode vir a germinar e se transformar em uma planta jovem.

Nas Plantas Floríferas, as partes reprodutoras se encontram nas flores. Os estames da planta são os órgãos reprodutores masculinos. O estame tem uma extremidade mais ampla, chamada antera, que produz o pólen. Para que a fertilização se realize, os grãos de pólen, semelhantes a poeira, precisam alcançar um pistilo, o órgão reprodutor feminino.

Nas Plantas Coníferas, os órgãos de reprodução se encontram nos cones. Uma planta conífera produz dois tipos de cones. O masculino é o menor e mais macio dos dois e contém o pólen. Os femininos são maiores e mais duros e encerram as sementes.

Reprodução Assexuada. Existem quatro processos principais de reprodução assexuada, ou vegetativa, entre os vegetais: divisão celular, gemação, esporulação e propagação vegetativa.

A Divisão Celular é o tipo mais simples de reprodução assexuada. Ocorre quando uma planta unicelular se divide em duas células novas e idênticas. A nova célula cresce até atingir o tamanho da célula original e, então, cada uma delas se divide novamente em outras duas células novas. A maioria das algas e fungos se reproduz por divisão celular.

A Gemação, ou gemulação, é uma forma reprodutiva assexuada observada em unicelulares e em multicelulares. Do corpo surgem brotos que crescem ligados ao organismo inicial, podendo ou não dele se desprender em certa época de sua vida. Vários organismos coloniais se reproduzem dessa forma, como as leveduras e os celenterados hidroides.
Esporulação. Algumas algas e fungos produzem estruturas unicelulares assexuadas chamadas esporos. Cada esporo forma uma planta inteiramente nova.

Propagação Vegetativa. Nesse processo, uma parte de uma planta se desenvolve formando uma nova planta completa. A propagação vegetativa pode ocorrer porque os fragmentos retirados de uma planta formam as outras partes que lhes faltam por um processo chamado regeneração.

Qualquer parte de uma planta a raiz, o caule, a folha ou a flor serve para a propagação de uma nova planta. O morangueiro, por exemplo, tem caules longos e baixos, chamados estolhos. Os estolhos, por sua vez, produzem raízes que dão origem a uma nova muda. Essa muda na realidade faz parte da planta-mãe. As novas mudas formam-se somente quando a muda é separada da planta mãe.


A importância do oxigênio




O oxigênio é o elemento da vida. Ele é responsável por nosso processo de respiração e também está envolvido na fotossíntese das árvores. O oxigênio é um elemento químico de símbolo O. Ele representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre.

O elemento é muito importante na química orgânica. Ele está diretamente envolvido no ciclo energético dos seres vivos, e é essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.

O oxigênio é encontrado no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de O2. Esta molécula é formada na fotossíntese das plantas e é utilizada pelos seres vivos na respiração.

O oxigênio líquido reage com praticamente todos os metais, exceto com os metais nobres como ouro e platina. A substância é utilizada como oxidante devido a sua elevada eletronegatividade. O oxigênio líquido também é usado como comburente nos motores de propulsão dos foguetes.

O O2 também tem aplicações industriais nos processos de soldadura e na fabricação de aço e metanol. Na medicina, ele é usado como suplemento em pacientes que apresentam dificuldades respiratórias.

Outra função do O2 é garantir a respiração dos seres humanos em práticas desportivas como o submarinismo. Como podemos notar, o oxigênio é importante em várias atividades humanas e, principalmente, para a manutenção da vida na Terra.

A circulação de substâncias na natureza que são necessárias para a manutenção da vida dos organismos é chamada de ciclo biogeoquímico. Este ciclo envolve todo o caminho percorrido por certo elemento através da biosfera, litosfera, hidrosfera  e atmosfera do planeta Terra. O processo é natural e tem como função principal reciclar os elementos que estão no meio ambiente para serem utilizados pelos organismos e assim sucessivamente. Esses ciclos estão associados aos processos de natureza biológica, hidrológica e geológica. Dentre os principais ciclos biogeoquímicos, temos o da água, do carbono, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio. Veremos este último em especial.

O ciclo do oxigênio



O ciclo do oxigênio é bastante complexo pelo fato de o oxigênio ser um elemento de fundamental importância para os seres vivos e por existir nas mais diferentes combinações de compostos químicos. A atmosfera é onde se encontra maior abundância de oxigênio para uso dos seres vivos, ele pode ser encontrado nela na forma de gás oxigênio, o O2, ou de gás carbônico, o CO2.

O O2  é usado por animais e plantas em suas respirações anaeróbias, nestas, átomos de hidrogênio e oxigênio se combinarão formando moléculas de água, H2O, e os seres a liberarão juntamente com CO2 e energia. Vale atentar que moléculas de água formadas também podem ser liberadas para o meio pela transpiração e excreção. Ainda as moléculas de água quando em parceria com o CO2 ajudam a promover a fotossíntese realizar pelos autótrofos.

Os oxigenados e carbonos em geral que se encontram no CO2 vão agora compor a matéria orgânica do vegetal, que por sua vez liberará o oxigênio à atmosfera através de sua respiração ou até mesmo em sua decomposição.  A água restituída na atmosfera, agora será aproveitada por plantas, aonde irá se romper e voltar mais uma vez para o meio como O2.

O oxigênio, sendo um elemento de diversas funções, também pode formar óxidos quando ligado a metais e também atuar como uma barreira de proteção contra radiações solares intensas, pois compõe a camada de ozônio. Nesta última e importante tarefa, ocorre um processo onde as radiações pequenas quebram moléculas de CO2 presente na atmosfera, assim, se dá a liberação de átomos que ao sofrer reação junto com outras moléculas formam O3 (gás ozônio). A destruição dessa camada de ozônio pode trazer graves consequências diretas aos seres, ou indiretas de longo prazo, por isso a importância de preservar a integridade da camada, evitando usar gases que contribuam com sua destruição.


Conclusão

As plantas desempenham um papel importante na conservação ambiental desde a proteção do solo, da água, da vida animal e até de outros recursos naturais. Ao passo que nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, o oxigênio se encontra no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de fórmula molecular O2. Essa molécula é formada durante a fotossíntese das plantas que respiram gas carbonico e expelem oxigênio posteriormente, utilizada pelos seres vivos no processo de respiração.


2 comentários: